As fontes de energia renováveis e não renováveis, uma comparação entre essas fontes de energia.
Significado de energia renovável e não renovável, nacionalmente e mundialmente



Mundial

É composta por fontes não renováveis, como o carvão, petróleo e gás natural, como predominante, enquanto que as demais, como Biomassa, hidráulica, nuclear e outras, representa apenas 18,9%.
Com isso, a dificuldade de não enxergar a capacidade de recuperação ambiental, tem uma percepção equivocada do significado de energia e preocupação com o meio ambiente, muita das vezes, confundida com dinheiro fácil, não doando em troca, a utilização dessa manufatura, com derradeiro sentimento de culpa, do restante da população, em não fiscalizar esse tipo de negócio.
Podemos entender que a expectativa de melhorar a qualidade de vida da população, traz a discussão de enfrentamento, mas, entende que a democracia, esbarra na prepotência de não ter o direito de escolher entre o bem e o mal economicamente, beneficiando empresas capitalistas, sem o propósito de se preocupar com a climatização ambiental. Os governos internacionais, estão cada vez mais com dificuldades em manter estáveis os biomas, que são capazes de entender a sua verdadeira essência da vida entre os seres humanos e o equilíbrio com outras formas de sustento, que na correria do dia a dia, nem percebe a verdadeira significância das necessidades básicas, com outros fatores de importância para nos manter vivos.
Nacional
Já no Brasil, utilizamos mais energia renovável como hidráulica, biomassa e eólica que somam 83,1%, as demais como derivados de petróleo, nuclear, carvão e derivados somam 6,9%.
Por isso podemos entender que o Brasil tem uma visão futurística sobre o assunto, tendo muito conhecimento em preservação da natureza, mas, mesmo assim, temos diariamente em noticiários, relatos de destruição ambiental.
Detectamos a importância desse espaço geográfico para a comercialização de energia, importantíssimo para a vida, unindo o útil ao agradável, pensando em evolução do planeta, não somente em riqueza própria do cidadão e sim a longevidade de outras espécies, fazendo valer nosso domínio em relação aos outros animais, que, utiliza não da riqueza engenhoca dos objetos, mas sim, o espaço geográfico e sua profunda sustentabilidade, junto ao poderio da natureza, transformando a nossa predominância entre esses animais, um diferencial no planeta, fazendo ter a mentalidade voltada no meio ambiente, em preocupar e sentir a necessidade da preservação das outras espécies.
Segundo o site do governo brasileiro temos uma referência muito boa, que destaca a seguinte importância:
A produção de energia limpa pelo Brasil é destaque entre os países que compõem os Brics (Brasil, Rússia, África do Sul, Índia e China). Um estudo do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) aponta que a matriz energética brasileira, em 2019, foi formada por 45% de fontes renováveis e 54% de fontes fósseis. Os números superam os demais países do bloco. As fontes de energia fósseis chegam a 97% na África do Sul, 94% na Rússia, 92% na Índia e 87% na China. (2022).
Jornalista e Militar Eduardo Machado Ramos
