Volta Redonda

Culturalidade Racial, Sexualidade e Educação Biblioteca Municipal de Volta Redonda.

Dificuldade entre cultura e vulgaridade.

ícone relógio10/02/2024 às 11:55:00- atualizado em  
Culturalidade Racial, Sexualidade e Educação Biblioteca Municipal de Volta Redonda.

A Biblioteca foi criada em 22 de Setembro de 1955 na Gestão do Prefeito Sávio Gama e oficialmente Inaugurada em 09 de Agosto de 1969 em seu segundo mandato, a biblioteca conta com um grandioso acervo de livros para a população e está aberta para a comunidade em geral, onde o leitor pode manusear o acervo destinado a pesquisa, somente os leitores do Município devidamente cadastrados poderão retirar mediante  empréstimo domiciliar, até dois volumes do contingente da biblioteca, pelo período de 14 dias, podendo renovar por duas vezes, além de contar com a principal atividade, desenvolve um trabalho de exposições artísticas, auditórios com 144 lugares para agendamento de eventos diversos(lançamentos de livros, fóruns culturais, e telecentro para utilização de microcomputadores. No espaço acontece eventos relacionados à cultura, como Conferência Estadual de Cultura, Programa Nacional de Livros e Literatura, Trilhas Literárias, Fórum Municipal de Cultura e outras atrações agendadas no local.

A verba destinada e de competência da Prefeitura através da Secretaria de Infraestrutura e a Manutenção de Limpeza. O governo Federal está ciente do funcionamento desse espaço disponível para a população de Volta Redonda, está cadastrada no Sistema Nacional de Bibliotecas. No ano de 2017 foi recebida a visita da Coordenadora Renata Costa em dois eventos realizados na Biblioteca.

Os colégios frequentemente tem feito parcerias para utilização do local para visitação, após o agendamento as escolas estão aptas a vir com seus alunos desfrutar os saberes desse recinto, no ano de 2017 tivemos cerca de 4000 alunos visitando nossas dependências.

Os livros do acervo da biblioteca contam com doações provenientes da Secretaria de Estado de Cultura, do Museu da Imagem e do Som, do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas, dentre outros que efetuam doações ao longo do ano, os eventos no pátio da biblioteca têm como finalidade proporcionar a comunidade o acesso à cultura, descobrir novos talentos e valorizar os artistas da região, são recebidos de acordo com a demanda dos artistas e produtores  culturais.

A proximidade com os cinemas conhecidos na cidade de Volta Redonda, faz com que aumente a procura por esse espaço cultural (Biblioteca Municipal) os filmes que se encontram em cartaz baseados em livros, despertam maior interesse à comunidade, como é um patrimônio cultural a segurança do local está inserida da mesma forma que os demais prédios públicos da cidade de Volta Redonda, principalmente que está situado na Vila Santa Cecília um local destaque na cidade.

O quadro da biblioteca é composto em sua grande maioria de Funcionários de Carreira/concursados. Os funcionários são avaliados conforme suas habilidades e competências de acordo com a demanda de cada setor (atendimento ao público, processamento técnico, serviços administrativos, a biblioteca conta com 11 funcionários com carga horárias variadas de 4h, 06h30minh e 8h.

 

Próximo temos o Memorial Zumbi…

DSCN2349

DSCN2350DSCN2351DSCN2352DSCN2353

PRÓXIMO TEMOS O JARDIM DOS INOCENTES…

inocenteinocente1

inocente3inocente2

inocente4inocente5

inocente7

inocente8

inocente9inocente10

Sabendo que o memorial Zumbi e uma estrutura de referência da raça negra, temos um preconceito em relação a essa raça por divergências sexuais, compondo esse raciocínio compreende uma figura chamada VULVUZELA, chamando a atenção de todos com a história contada e a paralização social do CORONAVÍRUS.

Essa figura tem como composição a genitália do sexo feminino, dificultando a situação e a reestruturação da cidade de Volta Redonda, tendo a difícil missão de englobar a BIBLIOTECA, UNIVERSIDADE, ESCOLA e MEMORIAL ZUMBI como culturalidade…

O memorial Zumbi tem a Feira do livro Espírita Kardecista, complicando a doutrina e a religiosidade da localidade com essa vulgaridade. Isso tem entendimento das autoridades que investigam essa figura dentro do córrego, traduzindo vários significados e histórias de famílias inocentes vítimas desse vulgar símbolo da sexualidade humana.

 

IMG_1181

 

Jornalista e militar Eduardo Machado Ramos